Árvore da Ginástica

A Árvore da Ginástica é o esquema onde se pretende organizar visualmente as atividades gímnicas da FGP.

A sistematização vertical é efetuada através das faixas etárias que marcam as grandes fases de desenvolvimento maturacional (infância(s), adolescência, idade adulta -jovem adulto, adulto e sénior-), e que em regra geral também são as grandes divisões etárias que as entidades efetuam para organizar as suas atividades.

A sistematização horizontal está dividida em duas grandes áreas (a Vertente Não competitiva  à esquerda e a Vertente Competitiva à direita). Nesta última, surgem ainda os programas inovadores de desenvolvimento existentes em cada disciplina. Na faixa etária dos 18 aos 50 anos e de uma forma indiferenciada surgem as atividades de Fitness pertencentes à área da Ginástica para Todos.

Os programas de formação  existentes na ENGym, têm sempre uma relação direta (ou integram) com esta metodologia de organização, tendo os Cursos de Treinadores da vertente de Competição 3 Graus de formação e os do universo GpT, 2 graus de formação (nacional e exibição internacional), estando aqui integrados para efeitos de formação, o Rope Skipping e o Fitness/HipHop. Os conteúdos relacionados com as populações portadoras de deficiência serão, no modelo de formação futuro, em cada um dos módulos de formação da GpT.

Para mais informação sobre a formação de treinadores, contatar com o Departamento de Formação /ENGym.


Árvore da Ginástica: Download

 


www.gympor.com