28-01-2011 10:00

Centro de Formação de Actividades Gímnicas para Professores de Educação Física

A Federação de Ginástica de Portugal (FGP) informa que, desde o dia 26 de Janeiro de 2011, o Centro de Formação de Actividades Gímnicas para Professores de Educação Física (CFAGPEF) é o novo centro de formação contínua de professores da FGP, podendo a partir desta data realizar e organizar acções de formação creditadas para professores de educação física.

O CFAGPEF da Federação de Ginástica de Portugal nasce com a finalidade de promover actividades de formação e reciclagem contínua de professores de Educação Física, em todas as áreas gímnicas e afins, no âmbito da responsabilidade da FGP, adequados à intervenção dos professores em ambiente escolar. Este é um propósito que a federação há muito esperava transformar numa realidade.

Os objectivos gerais do CFAGPE, são:

- Dotar os professores de novos e actualizados conhecimentos sobre a Ginástica, em todo o seu espectro (desde os fundamentos gímnicos, padrões de movimentos gímnicos comuns a todas as disciplinas da ginástica e que permitem um correcto desenvolvimento do ginasta, até aos exercícios mais específicos de cada disciplina);
- Apoiar o ensino da ginástica na escola através da implementação de programas gímnicos que fomentem o interesse e motivação pela prática;
- Sistematizar uma metodologia mais adequada ao ensino da ginástica em ambiente escolar;
- Intervir com programas gímnicos e objectivos adaptados aos programas de Educação Física e do Desporto Escolar, em todo o espectro de idades do Ensino.

Neste momento o CFAGPEF tem já creditadas 4 acções de formação no âmbito das actividades gímnicas, nomeadamente:

- Curso de Introdução ao Aero GYM – Ginástica Aeróbica para Crianças (25h = 1 crédito);

- Abordagem Técnica ao Rope Skipping - Implementação de projectos escolares (25h = 1 crédito);

- Curso Basic GYM - Fundamentos da Ginástica (Brincar à Ginástica) (25h = 1 crédito);

- Júnior GYM – Ginástica de base para crianças e jovens (25h = 1 crédito).

A curto prazo (durante o ano de 2011) a FGP pretende creditar as seguintes formações:

- Mini-trampolim e Aparelhos de Saltos nas Escolas (incluindo regras de segurança);

- Ginástica Artística nas Escolas – Programa Play GYM® - Desporto Escolar;

- Baby GYM – Ginástica para bebés e crianças;

- “All in GYM” – Integração da Criança/Jovem deficiente na Ginástica.

Brevemente será divulgado o plano anual de formações, e todas as informações pertinentes referentes à inscrição e participação em actividades do Centro de Formação de Actividades Gímnicas para Professores de Educação Física.

Entre 21 a 23 de Outubro de 2011, decorrerá o 4º Congresso Nacional da Formação e 2º Congresso Internacional da Ginástica, com o Tema “A Ginástica na Escola”, que pretende ser um momento de discussão e partilha de boas práticas, bem como um ponto de partida para um futuro com “Mais e Melhor GINÁSTICA”.

 

O Director do CFAPEF

Paulo V. A. Barata

—————

Voltar


www.gympor.com