07-02-2012 17:00

Regime Transitório do Programa Nacional de Formação de Treinadores (PNFT)

Regime Transitório do Programa Nacional de Formação de Treinadores (PNFT) do IDP,I.P.  termina a 31 de Maio de 2012.
 

Toda a Formação Complementar (FC) de Treinadores, até Maio 2012, servirá para enquadrar e resolver as necessidades de formação individuais, para que todos os treinadores completem o Grau de Treinador necessário à sua intervenção no(s) escalão(ões) do(s) ginasta(s) que treina. Só após estas formações complementares e com os Diplomas da FGP é que os Treinadores poderão solicitar a Cédula de Treinador de Desporto (na plataforma PRO Desporto do IDP) até ao final do Regime Transitório. 

Os procedimentos a efetuar para regularizar a situação individual de cada treinador de Ginástica, são:
   - Se obteve as suas qualificações nos cursos efectuados sob a organização da Federação de Ginástica de Portugal, ou obteve equivalência pela FGP a esses cursos, tem até 31 de Maio de 2012 para solicitar a Cédula de Treinador de Desporto;


   - Se ainda não completou a Formação e/ou intervém em Escalões técnicos mais elevados ao Grau de Formação que possui, tem de realizar as Formações Complementares para concluir a sua formação e, neste período de transição, solicitar a Cédula de Treinador de Desporto (na plataforma PRO Desporto do IDP- http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=97&idMenu=53 );

   - Se o Clube não enviou a Ficha de Corpo Técnico (Anexo 2 das Normas de Filiação/Refiliação 2011/2012), deverá o seu clube, preencher e enviar à FGP a respetiva ficha para para o e-mail (engym.cursos@gympor.com);

   - Se o seu nome não consta na Base de Dados dos Treinadores (em anexo), DEVE solicitar análise do seu Curriculum Vitae e possíveis equiparações das suas competências, através do envio dos documentos (consultar documentos para Processo de Certificação - http://engym.webnode.com/documentos/ ) para os serviços de Formação da FGP até dia 31 de Março de 2012. Após esta data, não conseguirá a ENGym garantir que o tempo disponível seja o necessário para a regularização da sua situação. 

   - SE O SEU PROCESSO CONTINUA INCOMPLETO, DEVE ENVIAR OS DOCUMENTOS EM FALTA (TAL COMO ATEMPADAMENTE SOLICITADOS POR EMAIL).

   - TODOS OS TREINADORES QUE NÃO TERMINEM O PROCESSO ATEMPADAMENTE PARA SOLICITAR A CTD NO IDP,I.P. ATÉ 31 DE MAIO, DEIXAM DE O PODER FAZER E PASSAM À SITUAÇÃO DE "SEM FORMAÇÃO", O QUE PROVOCARÁ O INÍCIO DE TODA A FORMAÇÃO DESDE O GRAU 1.

Graus de Formação de Treinadores versus Escalões de Treino de Ginastas
Este são os Graus de formação necessários (no novo regime), os quais deverá atingir antes de solicitar a Cédula. No entanto, durante este período transitório, só pode fazer a Formação do Grau seguinte. No caso de necessitar de Formação dois Graus acima terá que fazer a Formação respectiva ao Grau em causa assim que ela for lançada no novo Plano Nacional de Formação de Treinadores (a partir de 1 de Junho 2012), sob pena de não poder exercer no escalão respectivo até fazer a Formação necessária.

Grau

Disciplina

GR

GAF/GAM

GA

GACRO

GTRAMP

TRA

TUMB

TEAMGYM

GRAU I

Minis/Infantis

Infantis 
A e B

Infantis
Iniciados

Infantis
Iniciados
Juvenis

Infantis
Iniciados

Juniores

GRAU II

Esperanças
Juvenis Juniores/Seniores (2ªDivisão)

Iniciados
Juvenis Juniores/Seniores (2ªDivisão)

Juvenis

Juniores/Seniores (2ªDivisão)

Juniores e
Juniores (Elite)

Juvenis
Juniores
Seniores

Seniores B

GRAU III

Juniores
Seniores

Juniores
Seniores

Juniores
Seniores

Seniores e
Seniores (Elite)

 Elites
(Juniores/Seniores)

Seniores A

 

Necessidades de Formação Complementar por zonas

Após análise da Base de Dados dos Treinadores (em anexo) e das Fichas de Corpo Técnico enviadas pelos Clubes até dia 31de Janeiro 2012 surgiram diversas necessidades de Formação Complementar, distribuidas pelas seguintes zonas geográficas:
- Norte (Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu);
- Centro (Castelo Branco, Évora, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal);
- Sul (Beja e Faro).

Necessidades de Formação Complementar por zonas

Com base nestes dados irão sendo divulgadas as Formações Complementares de 2012 (com estruturas de Formação adaptadas), até 31 de Abril de 2012.

Lista de Treinadores (31 janeiro 2012): Download

Situação Treinadores de Ginástica Aeróbica (31 janeiro 2012):  Download 

Situação Treinadores de Ginástica Acrobática (31 janeiro 2012): Download

Situação Treinadores de Ginástica Artística (31 janeiro 2012): Download

Situação Treinadores de Ginástica para Todos (31 janeiro 2012): Download

Situação Treinadores de Ginástica Rítmica (31 janeiro 2012): Download

Situação Treinadores de Ginástica de Trampolins (31 janeiro 2012): Download

Situação Treinadores de Team GYM (31 janeiro 2012): Download

Mapa Geral de necessidades de Formação (31 janeiro 2012): Download

Ficha/Inquérito Treinadores:    Download   

—————

Voltar


www.gympor.com