26-11-2009 17:19

COMUNICADO FGP - DL 271/09 de 1 de Outubro

Comunicado Federação de Ginástica de Portugal
Esclarecimento da posição da FGP sobre a Carta relativa ao DL 271/09 de 1 de Outubro

No seguimento da carta enviada aos Clubes e Ginásios no princípio de Novembro, e das questões colocadas por algumas entidades e profissionais, relativas aos procedimentos então indicados, a Federação de Ginástica de Portugal, enquanto entidade que enquadra as actividades físicas e desportivas que à disciplina gímnica da Ginástica para Todos (GpT) dizem respeito, entende que a qualidade e segurança da Intervenção deve ser obtida através da adequação dos curricula dos cursos de formação dos respectivos treinadores, aos critérios e orientações europeias, neste domínio, nomeadamente os da European Health and Fitness Association (EHFA) única entidade reconhecida pela Comissão Europeia nesta matéria e da qual a FGP, entre outras instituições portuguesas é associada.

A FGP pretende esclarecer assim, a sua posição, deixando claro que:

• Qualquer entidade formadora (pública ou privada, de ensino técnico com certificação DGERT ou de ensino superior) que pretenda ver os seus cursos, já existentes ou a desenvolver, reconhecidos pela FGP, por forma a permitir aos seus formandos a equivalência a “Treinador FGP”, tanto de Ginástica para Todos na menção Fitness e Exibição, como de outras temáticas e disciplinas, poderá iniciar o processo de parceria nesse sentido;
  • Não existe exclusividade de qualquer entidade formadora, relativamente ao reconhecimento dos cursos que ministra;
  • A parceria estabelecida com o Centro Estudos Fitness (CEF®) foi assim o primeiro passo no sentido desse reconhecimento, tendo esta entidade, para tal, adaptado os seus conteúdos de formação aos critérios por nós definidos de acordo com a EHFA e criado os Cursos de Treinador de Fitness CEF®/FGP;
  • Informamos todos os interessados que o CEFAD-Formação Profissional, após reunião de 24 de Novembro na sede da FGP, está já a desenvolver uma parceria para que todos os seus formandos possam solicitar o Diploma de Treinador de GpT da menção Fitness e Exibição à FGP (nas áreas específicas indicadas), de forma imediata;
  • Informamos todos os interessados que a ALM Pilates, está igualmente a desenvolver uma parceria para que todos os seus formandos possam solicitar o Diploma de Treinador de GpT da menção Fitness e Exibição à FGP (nas áreas específicas indicadas), de forma imediata;
  • Todos os formandos das escolas com protocolo com a FGP, encontram-se isentos da análise de currículo para início do processo de Certificação FGP em conformidade com o disposto no DL248-A/08 de 31 de Dezembro;
  • Todos os sócios extraordinários e colectivos com actividades físicas e desportivas na área da Ginástica para Todos deverão solicitar aos seus técnicos para procederem em conformidade com o DL 248-A/08 de 31 de Dezembro.

Pela Federação de Ginástica de Portugal
Manuel Boa de Jesus